Ensaio de tração mecânica
Ensaio de Tração
O ensaio de tração mecânico é um dos métodos mais utilizados para avaliar as propriedades mecânicas de materiais, como metais, polímeros e compósitos. Durante o ensaio, uma amostra do material é submetida a uma força de tração uniaxial, que é aplicada até que o material se rompa. Durante o teste, são medidos o alongamento e a força aplicada, permitindo determinar importantes propriedades do material, como limite de elasticidade, resistência à tração, alongamento na ruptura e módulo de elasticidade. Esses parâmetros são importantes para o projeto de componentes mecânicos, garantindo que os materiais utilizados atendam aos requisitos de desempenho e segurança esperados.
Os corpos de prova são padronizados por norma. Por exemplo, ABNT NBR ISO 6892-1 (Materiais metálicos – ensaio de tração. Parte I: método de ensaio em temperatura ambiente).

Ensaio de tração na UFSC de Joinville.
A seguir está um exemplo de dados, tensão/ deformação/ deslocamento/ força, obtidos por um ensaio de tração realizado na UFSC Joinville em 15 de agosto de 2024. São cinco corpos de prova, fabricados em aço 1020. A ilustração do vídeo acima é das amostras do arquivo abaixo.
(Clicar com a direita e selecionar “Salvar link como…”, caso não baixe o arquivo.)
Dados Ensaio Tração 1020
Modelagem por Elementos Finitos
O programa QForm UK, oferecido pela SixPro, é um simulador de processos de fabricação como extrusão, forjamento etc. O programa analisa a deformação no regime plásticos desses processo a partir do método dos elementos finitos. A representação do ensaio de tração por meio de simulação numérica pode ser feita a partir do QForm, como indicado no tutorial a seguir.